FORMANDOS

Manual de colação de grau

INSCRIÇÃO

 Para realizar a solicitação, da Colação de Grau Interna o aluno deverá aguardar o fechamento do semestre letivo de conclusão. Realizar a inscrição no link abaixo e aguardar a confirmação da cerimônia através do contato por e-mail.

 

Colação de Grau

 A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista. A cerimônia de Formatura é um dos mais belos momentos dessa jornada. Com ela se compartilha a alegria com os entes mais queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória. Além disso, a Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários, pais e alunos externam seus sentimentos para provar que a missão de ensinar foi cumprida e o esforço valeu a pena.

 NOSSO OBJETIVO

Através do Comitê de Formatura da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte - FACISABH, os formandos terão suporte de orientação desde a formação da Comissão de Formatura até o cumprimento de todos os aspectos que envolvem o cerimonial e protocolo no dia da Colação de Grau.

 A QUEM PROCURAR?

A comissão de formatura ou o aluno interessado deverá encaminhar o pedido de Colação de Grau no mínimo 6 (seis) meses antes da conclusão do curso, conforme calendário acadêmico para o email eventos@facisa.com.br

Caso seja necessário, o comitê de formatura da FACISABH irá agendar uma reunião para tratar sobre os trâmites e protocolos necessários a solenidade.

 A CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU

 A colação de grau na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte é o ato oficial do Conselho Superior, de caráter obrigatório, público e solene, pelo qual os concluintes dos cursos de graduação são diplomados. A sessão Solene e Pública de colação de Grau, como cerimônia periódica e ordinária, será realizada por área do conhecimento.

 O QUE TORNA O ALUNO APTO A COLAR GRAU

Para obter informações sobre documentações e saber se o aluno formando está apto (ou não) a colar grau, as comissões de formatura deverão solicitar na Secretaria Acadêmica um estudo de Currículo, mediante apresentação dos nomes dos alunos integrantes da comissão de formatura. Caberá então a Secretaria informar aos representantes da comissão de formatura os alunos aptos e regulares com o currículo do curso.

 Para a colação de grau só se admite àquele aluno que tenha concluído efetivamente o curso, não se confunde com a festa ou baile de formatura e é obrigatória para a emissão de registro do diploma

 DISPENSA

 Em nenhuma hipótese, a outorga de grau é dispensada. O aluno poderá participar da outorga de grau em formato solene, em sessão publica, ou simples sem solenidade prestando juramento e recebendo a outorga na secretaria da FACISABH.

 ASSINATURA DA ATA 

 A solenidade de colação de grau será registrada em ata lavrada em livro próprio pela Secretaria Acadêmica, devendo ser assinada por todos os formandos, e as autoridades constituintes do corpo diretivo e pedagógico da FACISABH presentes na sessão solene. A assinatura da ata de colação de grau é condição indispensável para os procedimentos de expedição e registro do diploma. A ata somente será assinada pelos alunos que tenha integralizado toda a grade curricular.

 DOCUMENTAÇÃO

Os alunos formandos deverão estar atentos a documentação necessária a expedição e registro do diploma. Para isso deverão se informar na Secretaria Acadêmica sobre a regularidade e legibilidade dos documentos entregues. Sobretudo da atualização de estado civil, endereços, telefones, e-mail, etc. A atualização e regularização dos contatos e dados dos alunos e fundamental para possibilitar o contato entre a FACISABH e o formado.

 TIPOS DE CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU

  Solene

 A sessão Solene e Pública com beca, faixa na cintura da cor do curso e capelo, na presença do Diretor da FACISABH ou seu representante, patrono, paraninfo, homenageados, um secretário(a), orador e juramentista em local público previamente definido pela comissão de formatura e aprovado pelo comitê de formatura da FACISABH.

 Colação de Grau Interna

 É realizada no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH em data e horário estabelecidos pelo comitê de Formatura da Instituição. Não havendo necessidade de uso de beca, no entanto, recomenda-se o traje passeio escuro, e não é permitido o uso de bermudas, chinelos, bonés e outros tipos de vestimentas inadequadas para a ocasião, ficam suprimido os discursos e demais homenagens. Será realizada sempre após a realização da cerimônia oficial. Para a realização de colação de grau simples ou extemporânea. Após o início da solenidade, não será permitida a entrada no auditório.

Agenda colação de grau interna - FACISABH

Inscrições

Vagas

Data

Horário

Local

Abertura

Término

03/02/2017

19h

Auditório - FACISABH

02/01/2017

 22/01/2017

100

07/04/2017

19h

Auditório - FACISABH

01/03/2017

20/03/2017

100

04/08/2017

19h

Auditório - FACISABH

01/07/2017

20/07/2017

100

06/10/2017

19h

Auditório - FACISABH

01/09/2017

20/09/2017

100

  Informações sobre registro de diploma