COORDENAÇÃO/SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

coordenacao-supervisao-pedagogica

Aulas aos sábados, de 15 em 15 dias

horário de 08 às 18h


FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DE BELO HORIZONTE - FACISABH

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO/SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

COORDENAÇÃO:

PROF. MS. RAFAEL ADRIANO DE OLIVEIRA SEVERO

BELO HORIZONTE – FEVEREIRO/2013

1 – DENOMINAÇÃO:

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em COORDENAÇÃO/SUPERVISÃO PEDAGÓGICA.

2 - LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas –FACISABH.

3 – COORDENAÇÃO DO CURSO:

Prof. Ms. Rafael Adriano de Oliveira Severo

Mestre em Educação (UFU). Especialista em Educação Social (UCB – Brasília/DF). Especialista em Coordenação/Supervisão Pedagógica (PUC Minas). Especialistaem Gestão Educacional: Coordenação, Supervisão e Direção Pedagógica (CESG). Especialista em Gestão de Pessoas e Gerenciamento Empresarial (CESG). Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia (PUC Minas). Atuou como Coordenador e Professor dos Cursos de Pedagogia e Administração (CESG). Atuou como Coordenador e Professor de Departamento de Pós-Graduação Lato Sensu (CESG). Articulador Social/Educador Popular da Rede Salesiana de Ação Social – Centro Juvenil Salesiano (RESAS). Ator. Diretor e Professor de Teatro. Coordenador e Professor do Curso de Pedagogia (FACISABH).

4 - APRESENTAÇÃO DO CURSO:

O currículo será baseado na resolução nº 01, de 08 de junho de 2007, do Ministério da Educação e Cultura - Conselho Nacional de Educação, que fixa condições de validade dos certificados de cursos de especialização no Sistema Federal de Ensino.

O corpo docente será constituído por professores previamente selecionados, de acordo com cada área específica de formação, bem como os professores nomeados pela FACISABH – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, respeitando os critérios de que sejam especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, e que 50% (cinquenta por cento) destes, pelo menos, deverão apresentar titulação de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação.

5 - OBJETIVOS DO CURSO:

  • Capacitar docentes portadores de diploma de graduação, principalmente de Normal Superior e Pedagogia, para o exercício da coordenação/supervisão pedagógica, conforme o artigo 64 da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96.

  • Formar gestores em todos os níveis da coordenação/supervisão pedagógica para atuar em instituições escolares públicas e privadas, bem como em outras instâncias educativas.

  • Propiciar ao participante formação adequada como profissional de coordenação/supervisão pedagógica em todas as suas modalidades, a fim de que possa gerar mecanismos de ação eficientes e eficazes.

  • Proporcionar ao participante a apresentação de instrumental teórico, técnico, metodológico necessário à realização de sua atividade de coordenação/supervisão pedagógica.

  • Promover a formação da área de gestão educacional, como trabalho integrante de um todo da organização de ensino, funcionando como interlocutor entre a instituição, professores e alunos.

  • Redimensionar as funções de coordenação/supervisão pedagógica na perspectiva da gestão democrática, com base nos processos de participação e de construção da autonomia.

  • Compreender os processos de coordenação/supervisão pedagógica como suporte às atividades acadêmicas.

  • Promover a capacitação docente para o exercício do magistério do 3o grau em cursos de Normal Superior e Pedagogia.

  • Formar pesquisadores interessados em atuar nos centros e instituições de pesquisa nas respectivas áreas.

6 - CARACTERIZAÇÃO DO CURSO:

6.1 – Período de Realização: A duração do curso dependerá do cronograma de aulas a ser definido entre as partes interessadas, não podendo exceder dois anos de duração.

6.2 - Matrícula: FACISABH – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – Pelo site: www.facisa.com.br.

6.3 - Documentação Exigida: Formulário de Inscrição devidamente preenchido; xerox do Diploma de Graduação; xerox do Documento de Identidade e xerox do CPF.

6.4 - Local de Realização do Curso: Dependências da FACISABH – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, localizada à Avenida Antônio Carlos, 521 – Bairro Lagoinha – BH/MG.

6.5 - Dias e Horários: Aulas aos sábados, de 15 em 15 dias, no horário de 08 às18h (10 horas/aula por sábado).

6.6 - Carga Horária Total: Carga horária total do curso 360 horas/aulas.

6.7 - Número de Vagas (máximo): 50 vagas.

6.8 - Critério de Seleção: A seleção será feita, pela coordenação do curso, mediante análise curricular do (a) interessado (a).

7 – PÚBLICO-ALVO:

Portadores de Diplomas de Graduação Pedagogia e/ou Normal Superior. Profissionais da área de Gerência e Direção de ensino. Administradores. Educadores. Todo profissional de nível superior que queira atuar nas áreas de coordenação/supervisão pedagógica; gestão, gerenciamento e direção em organizações de ensino.

8 – METODOLOGIA DE ENSINO:

O curso será desenvolvido a partir de aulas expositivas, exercícios, trabalhos em grupo, trabalhos individuais, aulas em equipamentos multimídia, trabalhos de campo, entre outros; será exigida a utilização dos conceitos e técnicas vistos em sala de aula para resolver problemas reais encontrados nas escolas.

9 - ESTRUTURA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CURSO:

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação/Supervisão Pedagógica, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISABH terá a duração máxima de dois anos, com uma carga horária letiva de 360 horas/aula.

O processo de avaliação do curso baseia-se no duplo critério da assiduidade e do aproveitamento, sendo às seguintes as condições para a aprovação:

1 – Freqüência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento) às atividades letivas de cada disciplina;

2 – Aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) dos pontos sobre 100 (cem) de cada disciplina;

Além das avaliações nas disciplinas, exige-se dos alunos, em caráter obrigatório, a apresentação de trabalho de conclusão de curso – Monografia - que é denominada, sob orientação de todo o corpo docente, ao longo do curso.

O certificado de conclusão do curso será acompanhado do histórico escolar contendo, no mínimo, a relação das disciplinas do curso com respectivas cargas horárias e o nome do docente, contendo sua titulação; a nota obtida na avaliação; período de oferecimento do curso e sua duração total em horas-aula.

9. 1 – CASOS DE REPROVAÇÃO:

O aluno estará sumariamente reprovado se se encontrar em qualquer das seguintes situações:

1 – nota final de aproveitamento na disciplina inferior ou igual a 69 (sessenta nove) pontos, independentemente de obtenção do percentual de freqüência;

2 – freqüência inferior a 60% (sessenta por cento) das atividades letivas da disciplina, independentemente da nota final de aproveitamento.

9. 2 – SELEÇÃO DOS CANDIDATOS:

A seleção dos candidatos será feita pela equipe de coordenação do curso, através de análise do currículo, priorizando:

a) tempo de atuação profissional;

b) atividades ligadas às escolas públicas e particulares e/ou instituições educacionais;

c) área de atuação.

Investimento 18 parcelas deR$ 671,88


Duração
360 horas/aulas.
Carga Horária
360
Local
FACISABH – Av. Antônio Carlos 521 – Belo Horizonte
Horários
Aulas aos sábados, de 15 em 15 dias, no horário de 08 às18h
Começa em
sexta, 04 de agosto de 2017
Investimento
18 parcelas deR$ 671,88
Inscreva-se

Nenhum módulo cadastrado


Nenhum instrutor cadastrado